Ecopista do Dão

Sep 6, 2023

Na ecopista do Dão, tal como na do Vouga, circulavam comboios em via estreita (1000mm de bitola comparado com os 1668mm da restante ferrovia portuguesa) E faziam a ligação Santa Comba Dão - Viseu. Estas linhas são de menor investimento e típicas de regiões montanhosas em que os comboios serpenteiam por vales, com curvas apertadas, junto aos rios, pelo meio de quintas e estradas rodoviárias

ultimo comboio a vapor a passar na linha do Dão em Março de 1987. guardafreio.blogspot.com

Quase todas as linhas de via estreita foram encerradas (sobrando parte do Vouga) e recentemente convertidas em ecopistas. No caso do Dão, falamos de uma extensão de 49.5km divididos em 3 zonas (Viseu piso vermelho, Tondela verde e Santa Comba Dão azul)

A ecopista do Dão começa em Viseu, na zona da antiga estação que agora é uma rotunda. (km 0)

A rotunda ainda com o depósito de água. créditos ecopista-portugal.com

Começa logo a furar pelo verde imenso que te enche os pulmões de ar puro 

Pelo caminho vais encontrando estes apeadeiros restaurados que são uteis para descansar à sombra. Estes separadores são um pouco chatos e muito comuns no início da ecopista. Encontram-se em cruzamentos com as estradas e invertem os papéis. Era como se fosse o comboio a ter de parar e não o automóvel.

ao fim de 6 ou 7 km fizemos uma paragem rápida para comer qq coisa. Mal nos sentamos apareceu uma senhora que tinha acabado de colher maçãs. Bastou soltar um "bom dia" para que ela nos deixasse um monte delas :)

Pouco tempo depois nova paragem na estação de Figueiró

Nesta estação funciona um bar/café, com esplanada

Algumas lembranças do passado como o relógio e este poster da locomotiva em Viseu. Repara no depósito da água, ali é agora a rotunda, o km 0 desta ecopista.

Pelo caminho vais encontrando informação sobre a zona. Eles estimaram um tempo de 4h de bicicleta ou 17h a pé para fazer os 49.5km Viseu - S.Comba Dão. 

mais uma pedalada por túneis e pontes 


Mosteirinho, nova paragem para fotos e água 

Encontrámos muitos turistas pelo caminho. Estes da foto levavam um cão gigante num atrelado

Aqui outro ponto de grande interesse. A ponte ferroviária de Mosteirinho 

créditos whotrips.com

Conta-se que terá sido desenhada por Eiffel, que viveu em Portugal por esta altura

Já se começa a ver a Serra do Caramulo

Na Torredeita tens um bónus: uma locomotiva + carruagens em cima de carris. 

a surpresa foi estar toda vandalizada. E não falo apenas dos grafites, mas destruição completa interior

Aqui já estávamos no viaduto sobre a autoestrada e a ficar tarde, por isso voltamos. 

Na volta apanhamos um autocarro que passam regularmente e levam sem problemas as nossas dobráveis

Não deixes de consultar o site oficial - ecopistadodao.pt onde tens toda a informação sobre tours recomendados, onde comer, dormir, etc. 

Se quiseres conhecer recomendo que venhas de Expresso até Viseu ou comboio até Santa Comba Dão, pernoitar a meio do caminho ou no final. 

Tondela fica a meio do percurso (km 28.5). A ecopista está dividida por cores no piso, Viseu vermelha, Tondela verde e Dão azul. 

Estas fotos tirei num dia chuvoso quando fomos à Serra do Caramulo. Esta é a antiga estação muito bem conservada 

Como era antigamente :) 

Este ponto da ecopista está muito bem equipado, estação de lavagem de bicicletas, wc, estacionamento (incluindo posto de carregamento para carros eléctricos) restaurantes por perto, supermercados, dormidas... perfeito para uma paragem grande ou pernoitar. 

S. Comba Dão

O ponto de partida pode ser na estação, mais concretamente na freguesia do Vimieiro. Atenção que dista cerca de 5km de S. Comba Dão. Faz parte da Linha da Beira Baixa, por onde passavam os 2 comboios internacionais SudExpress e Lusitânia que a pandemia (e o governo Espanhol) decidiram suprimir. Agora só mesmo os regionais e intercidades.

A linha é em via única eletrificada. Para passar neste viaduto de onde tirei foto precisas de fazer o caminho pelo lado direito da estação (voltado para norte). É mais longe, mas sempre por estrada. Ainda assim achei mais interessante e prático fazer pelo lado direito por caminho sem asfalto e cascalho

Aqui já tínhamos mais 5km nas pernas porque começamos do lado esquerdo da estação. 

A paisagem que encontrámos no Dão é um pouco diferente da do Vouga. O vale é mais aberto, vê-se mais azul, tanto do céu como do rio e o silêncio ainda é maior tendo em conta que estamos mesmo muito afastados das nacionais O Vouga é mais romântico atravessando vilas e túneis e o Dão é mais cênico, embora isto seja relativo e tenha pouco significado porque somos todos diferentes e o que interessa é o sentimento de cada um quando está no local

Brutal. Claro que não vou descarregar aqui o rolo da máquina, assim estrago-te a surpresa. :)) E já descarrego mais do que devia

A chegada à primeira ponte ferroviária (Km 45)

Depois da ponte tens hipótese de ter um contacto mais próximo com o rio neste prado verdejante onde pelos vestígios percebi que é regularmente usado para a pastorícia.

As ecopistas são excelentes também para quem gosta de encontrar tesouros ligados à ferrovia. Placas, sinais, ruinas, carris. Já reparei que existe uma grande resistência dos amantes da ferrovia principalmente das gerações mais antigas, porque vêm nelas a representação do seu declínio. Como se fossem as culpadas. Gostava muito que ultrapassassem isso porque na verdade a ecopista deu oportunidade a todos de voltar a atravessar os canais embora de outro modo, mas o espírito continua muito presente.

Treixedo ao Km 43. A primeira estação nesta zona.

Treixedo em 1975 

Lembrando que a ecopista do Dão tem 49.5km de Santa Comba Dão a Viseu

Ao longo da ecopista vamos encontrando informação útil 

Atenção que não há nada na estação a indicar o início da Ecopista e logo por aqui se vê a falta de visão habitual e que podia permitir que mais pessoas explorassem. Podiam até ter alguns cartazes e folhetos na estação. Tens de fazer a plataforma do lado direito para norte até ao fim do cais 

O fim do cais da estação. É mais fácil e menos demorado por aqui.