Escapadelas pelo Oeste
Sep 6, 2023
A linha do Oeste é uma via não eletrificada com comboios antigos, a gasóleo (mas com ar condicionado) que a um ritmo muito próprio, vão mostrando as belas paisagens pitorescas que, para quem parte de Lisboa, começam logo a seguir à estação de Meleças em Sintra
A sul a linha começa em Meleças, mas na prática podes apanhar alguns dos comboios já em Sta Apolónia ou Entrecampos/Sete Rios/Benfica. A norte começa em Coimbra ou Figueira da Foz (ligação urbana)
É importante ter a app da CP ou guardar este link: cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios para programar e evitar ficar muito tempo nas estações à espera. O novo passe ferroviário funciona nesta linha e o navegante funciona até à estação Jerumelo, neste caso compra-se o bilhete a partir desta estação
Onde já estivemos:
Pedra Furada
Uma lagoa enorme perto da estação e que é muito procurada no verão. Pode-se tomar banho (cuidado que não é vigiada) mas também se pode simplesmente relaxar e fazer um piquenique
Óbidos
Vila conhecida pelo seu castelo, a famosa ginja e o irresistível chocolate. Fica apenas a 1km da estação (ver Google maps)
Torres Vedras
Cidade pacata, cada vez mais humana. Um sistema de bicicletas partilhadas chamado de Agostinhas em homenagem ao ciclista Joaquim Agostinho. Foi também a cidade Europeia do Vinho. A estação fica mesmo na cidade.
S. Martinho do Porto
Um ambiente mais praieiro, paisagens brutais, a baía, o cheiro a maresia e gastronomia à base de peixes grelhados. É também mais sossegada do que a vizinha Nazaré com afluência de turistas moderada. A estação fica mesmo na vila
Nazaré
A vila das mulheres com sete saias e homens de barrete preto. A recentemente aclamada "capital do surf" em Portugal oferece muita boa vista, um ascensor que liga o centro ao Sitio, a praia e boa comida. Mais movimentada do que S.Martinho, devido ao turismo e grande densidade populacional. Oferece muito comércio local, restaurantes e pousadas. A estação mais próxima e com mais horários é a Valado (5.6kms pela N8 - ver G. maps) mas tem bastantes subidas, pouco acessível se a bicicleta não for elétrica. A mais acessível é Famalicão da Nazaré, sem subidas (9kms pela N242 - ver G.maps)
Leiria
A maior cidade do centro do país. O Castelo lá no alto, o bonito rio Lis que rompe pela cidade, o estádio de futebol construido para o Euro 2004. A noite de Leiria tem uma luz muito própria amarelada, (incluindo o Castelo) e dezenas de bares e espaços de convívio. A estação fica próxima do centro.
Podes levar qualquer bicicleta nos comboios, embora eu recomende sempre uma dobrável que é mais versátil para estas ocasiões, podes deixar no quarto do hotel ou pensão. E não ficas limitado se quiseres voltar de autocarro