De Tokyo para Lisboa. A iruka é a bicicleta dobrável performance mais compacta e robusta, prática para todos os dias
Em 2004 Masaki Mark Kobayashi começou a deslocar-se por Tokyo numa dobrável de boa gama e ficou surpreendido pela boa performance numa bicicleta de roda pequena. Apesar disso, notou algumas fragilidades e por isso decidiu desenhar uma bicicleta muito mais robusta e compacta. Em 2008 Mark fundou a iruka e criou o primeiro protótipo. iruka significa golfinho em Japonês イルカ e simboliza a inteligência, liberdade, agilidade.
A iruka tem um design minimalista, uma estrutura sem divisões, uma transmissão de 5 ou 8 mudanças internas, travões de disco e roda 18" para melhor performance dentro do segmento
Jackknife Frame - um autêntico canivete. Um par de arcos simétricos dão-lhe uma aparência distinta. A alta robustez conseguiu-se, eliminando a habitual dobradiça no tubo principal – a espinha dorsal de uma bicicleta
A roda traseira encaixa perfeitamente no centro do quadro ficando livre para rolar
As rodas de 18" são o equilíbrio perfeito entre a portabilidade e manobrabilidade. A suspensão traseira reduz a necessidade de um pneu mais largo que penalizaria a performance e aumentaria o peso
A forqueta especial permite que as duas rodas se mantenham alinhadas, para além de reduzir peso e de facilitar a troca de pneu/câmara
A iruka tem um espigão de guiador telescópico muito robusto que adapta o guiador à altura da pessoa. Permite instalar o acessório iruCatch que simplesmente segura qualquer mala ou saco de compras pela alça, aproveitando a distância grande do guiador à roda
A sua dobragem inteligente permite que ela fique assente em duas rodinhas para de forma natural poder ser empurrada sem esforço
A zona traseira possui uma pequena suspensão para absorver impactos nos maus pavimentos. O tensor é essencial para manter a tensão perfeita e a corrente esticada na dobragem
Um acoplador onde se engatam os acessórios iruCarry e iruCart. Mas também permite que a iruka se mantenha numa posição vertical, quando dobrada
A condução é muito agradável, os pneus finos em conjunto com a geometria e amplitude ampla da transmissão ajudam vencer a maioria das subidas sem esforço, dispensando um motor eléctrico que inevitavelmente acrescenta peso e complexidade
A iruka pode ser carregada na vertical, tornando-se mais ergonómico desta forma
Há dois modelos, um com 5 mudanças internas (iruka C) e uma posição de condução mais relaxada e outro com 8 (iruka S) com uma posição mais desportiva
Acessórios minimalistas realmente úteis
A iruka traz um adaptador onde se pode acoplar o iruCart, um pequeno carrinho multifunções que permite levar grandes volumes sem acrescentar peso à bicicleta. Este carrinho pode ser colocado numa bicicleta idêntica de outra marca (desde que se instale o adaptador)
O iruCarry é um suporte suspenso que permite levar coisas no topo sem interferir com a pedalada ou dobragem
O iruCatch é um acessório minimalista em forma de gancho que suporta sacos e malas que já tenhas, até 3kg (valor certificado para garantia, mas testado até 10kg) colocando-os em baixa gravidade para melhor estabilidade
Especificações da iruka S
Quadro em alumínio 6061
Tratamento a jacto e adonizado
Transmissão SHIMANO Alfine 8v - (carreto 8T e manípulo gatilho Rapid fire)
Aros ALEXRIMS DM24 Parede dupla, raios frente 28; traseira 32
Pneus Schwalbe Kojak 18 x 1.25
Crankset iruka 56T L170mm
Movimento central NECO iruka 73 / 130
Caixa direcção NECO H50HBK integral 1-1/8
Travões disco PROMAX
Selim VELO VL3381
Extras: coupler, campainha
tamanho dobrada 78cm x 48cm x 35cm
Distância entre eixos (wheel base) 1,040 mm
Comprimento total 1,470mm
Altura do selim 720mm – 950mm
Altura do guiador 880mm – 970mm
Peso 11.9kg
Qualquer dúvida ou agendar um teste à iruka por favor enviar-me uma mensagem