A segunda geração da Tern GSD
Ambos os modelos (S10 e S00) vão estar em produção.
Para reserva por favor enviar uma mensagem
Diferenças para a GSD S10
Cubo de mudanças Enviolo (antigo NuVinci) com velocidades continuas até 380%
Bateria 500wh (em vez de 400wh)
Motor Bosch Performance CX (com 25% mais de torque)
Descanso central + robusto e + estável
Bloqueador de roda Abus incluido
Sacos traseiros Cargo Hold Panniers incluidos
Enviolo
Tensor de corrente Shimano Alfine
O Enviolo é o antigo NuVinci, que é um cubo de mudanças internas contínuas. Ou seja há os cubos com indexação (o típico 1,2,3,4,5,6...) mais comuns (Shimano, Sturmey Archer) e estes "novos" que não têm indexação. Vai aumentando e diminuindo a intensidade da pedalada como se regulássemos o volume da aparelhagem, com a rodinha. Não há aquelas típicas quebras de rendimento entre mudanças.
Outro detalhe é a "zero manutenção", se os cubos mais comuns já têm pouca manutenção, o Enviolo só precisa de levar um pouco de óleo ao fim de uns milhares de km. É um cubo para a vida!
Bosch Performance CX
A Bosch tem várias gamas de motores que se podem consultar aqui. Essencialmente divide-se entre a gama Active e a Performance. A gama Performance tem o standard (GSD S10) e o CX (GSD S00). O CX tem mais torque (+16%) o que é especialmente útil em bicicletas mais pesadas, de carga e nota-se mais nas subidas.
Bateria 500wh
A S00 vem com a bateria com maior capacidade de origem (cerca de 20% mais) e há um 2º compartimento para outra bateria.
Mesmo que seja a de 400wh, a GSD fica com uma autonomia de cerca de 200km. É Lisboa - Coimbra.
Bloqueador de roda
Já vem de origem e tem um detalhe diferenciador, a chave é a mesma da bateria.
Sacos traseiros Cargo Hold
Outro item que vem de série na S00, em preto.
Descanso duplo URSUS (Ergotec)
O guiador e punhos Ergon ergonómicos, o avanço regulável Andros que permite aproximar/subir/afastar o guiador, em 2 segundos sem necessidade de ferramentas. As manetes dos travões hidráulicos Magura MT5. Recordando que os discos de 180mm levam pastilhas duplas (4 pistons)
A mola da direcção para estabilizar.
GSD S00 vs BYB P8
Na estrada
A suavidade, sem solavancos e quebras de rendimento. Um sistema em silêncio absoluto.
A GSD S00 com o Transporteur rack (suporte frente) e Clubhouse (armação traseira com bancos) e suporte de pés.
Se o Transporteur for muito grande há o Pack rack mais minimalista (até 15kg) ou o Klickfix CMT para tudo o que for acessórios Klickfix (até 7kg)
Vê mais sobre a GSD no blog minivelocentral.com
Apresentação GSD pela Tern Bicycles
A GSD foi projectada para transportar duas crianças, as compras da semana ou 200kgs!
Tem o comprimento que uma ebike convencional. Com a melhor tecnologia de dobragem da TERN, a GSD encolhe o suficiente para caber por ex. num VW Touran, num elevador e num T1. Além disso, está preparada para pessoas dos 1.50m aos 1.95m, portanto, mãe, pai e as crianças podem usufruir dela.
Uma bicicleta utilitária adaptada à sua vida
Apesar de tudo o que pode transportar nela, tem o mesmo comprimento que uma ebike convencional, o que significa que pode ir onde qualquer ebike convencional vai. Pode guardar a sua TERN GSD no apartamento, transportá-la no elevador, no carro ou no comboio.
"A Tern GSD é uma óptima bicicleta para a vida quotidiana. Um milagre compacto com rodas pequenas." - ElektroRAD, revista sobre eBikes alemã.
Transportar a família
Com espaço para até duas cadeiras de criança Thule Maxi e espaço para as compras, a TERN GSD permite que dispense o automóvel. Com um quadro baixo mais seguro e com um centro de gravidade extra baixo, a GSD é super estável
Adapta-se a toda a família
Se não se fazem automóveis com vários tamanhos por causa da altura do condutor, então por que se tem de fazer isso nas bicicletas? A GSD foi projectada para ser compartilhada por uma família. Ela ajusta-se à mãe, ao pai ou às crianças - qualquer pessoa de 1.50m a 1.95m. O ajuste da bicicleta leva apenas alguns segundos.
Motor e bateria BOSCH
Com crianças atrás e a subir? Sem problemas. Há uma razão pela qual a Bosch é líder global em sistemas de e-bike e não é apenas a sua excelente performance. Trabalhamos com a Bosch porque eles oferecem a melhor rede de serviços, assistência, testes notáveis e controlo de qualidade.
Bateria todo o dia
O GSD é uma das poucas bicicletas equipadas com a mais recente tecnologia de bateria dupla da Bosch. Pode conectar até duas baterias para uma autonomia de mais de 250 km!!
Amiga dos elevadores
As bicicletas de carga são muito úteis nas cidades, mas também são mais difíceis de guardar ou transportar. Se fica na rua durante a noite, pode ser roubada, mas também é impossível subir com uma para o apartamento.
Conclusão: por estas razões a maioria das pessoas não consegue ter uma bicicleta de carga. A GSD foi projectada para caber em pequenos elevadores, para que possa mantê-la dentro de casa. O robusto suporte traseiro permite que a bicicleta fique estacionada verticalmente.
Amigos beneficiados
Dá boleias com a GSD. A gama de acessórios 'Sidekick', que inclui uma almofada KLICKfix, apoios de pé retrateis e uma alça de ajuste, permite que dois adultos viajem juntos e com conforto. Com o poder do motor Bosch e um centro de gravidade ultra-baixo, basta a pessoa ir em silêncio que até te esqueces que vai lá atrás alguém :))
Geometria "veja e seja visto"
A GSD apresenta uma geometria relaxada que coloca o ciclista numa posição vertical e confortável. Vai poder ver (e ser visto) pela maioria dos carros e como a cabeça está numa posição acima do topo da maioria deles, vai ter a mesma sensação de segurança e controlo quando vai numa carrinha ou camioneta.
Componentes potentes
Usou-se tecnologia de ponta, presente nas melhores bicicletas de btt para tornar a GSD ultra forte. Travões de disco Magura de 4 pistões, pneus Schwalbe Super Moto-X personalizados de 62 mm, cubo de eixo traseiro potente e rodas de aro duplo de 36 mm de largura personalizados, fornecem uma base sólida para uma bicicleta que deve transportar 200 kg.
Baixa e estável
A GSD é projectada para máxima estabilidade, com carga ou sem carga. Tem uma distância entre eixos de 125 cm - 25% maior do que as ebikes convencionais - para um manusear confiante e equilibrado. Graças às rodas pequenas, a um quadro baixo e ao motor central, a bicicleta possui um centro de gravidade extremamente baixo.
Segurança em primeiro lugar (segundo e terceiro)
Andar de bicicleta é um pouco mais seguro quando nos movemos à velocidade do tráfego da cidade. A aceleração rápida é dada com um motor Bosch Performance combinado com rodas menores. Desenvolvemos pneus Schwalbe personalizados, praticamente isentos de plotagem, para garantir uma estabilidade segura. Adicione luzes LED super-brilhantes, decalques reflexivos e uma posição de condução "ver e ser visto", tem uma bicicleta optimizada para segurança.
Posição estável
Os pais sabem que carregar crianças para cima e para fora de uma bicicleta não é tarefa fácil. É aí que entra o descanso duplo alemão da Hebie. Suporta até 80 kg, com duas pernas amplamente espaçadas para um suporte super estável. Respire fundo e use ambas as mãos para carregar sua preciosa carga :)
Máquina de cicloturismo
A GSD é também uma grande máquina para cicloturismo. Tem espaço para seis bolsas Ortlieb (4 no suporte traseiro e 2 na frente). Com alguma arrumação pode ainda levar uma criança. O que significa que com duas GSD, uma família de quatro pessoas pode percorrer o mundo sem recorrer a atrelados de bicicleta.
A GSD é composta dois modelos, a S10 com 10 velocidades Shimano Deore e motor Bosch Performance e a S00 com mudanças de cubo Enviolo (ex-Nuvinci) e motor Bosch Performance CX com 25% mais de força e bateria de 500wh em vez de 400wh.
Segurança
Sabemos que um dos grandes entraves ao investimento numa boa ebike é a questão da segurança. No caso das ebikes da Tern o facto de serem muito compactas e semi-dobráveis permite que fiquem mais tempo no interior. Quando estão na rua, há duas soluções de grande segurança para elas. 1 ou 2 bons cadeados em U da Kryptonite (segurança 7/10+), deixá-la sempre num sítio de passagem, nunca escondida e colocando os cadeados sem margem de manobra para alguém tentar alguma coisa (ex por baixo dos sacos). O bloqueador de roda da Abus é um bom complemento a estes fortes e quase indestrutíveis cadeados em U da Kryptonite.
GPS Tracker
É outro complemento aos cadeados e permite localizar a Tern em tempo real através de GPS/rede móvel e através da app para smartphone.
Pode ser adquirido neste link: powunity.com/en/product/gps-tracker-bosch-e-bike
Esta ultima também tem de origem os sacos Cargo Hold Panniers, um bloqueador de roda Abus e um novo descanso duplo mais robusto.
Acessórios Tern GSD