Dahon Dash P18 + dínamo

May 2, 2020

A Dahon Dash já por aqui muito falada é uma bicicleta minivelo dobrável muito robusta e que por um valor MUITO aceitável oferece muito boas peças e ainda o extra da raridade por ser descontinuada e haver poucas unidades vendidas (ainda há algumas)

Desta vez pediram-me uma para montar iluminação a dinamo e guardalamas. Excelente, é mesmo aquilo que esta bicicleta pede.

Um SP Dynamo muito leve com o OLD (distância entre a forqueta) necessário para estas bicicletas, 74mm

As luzes são da Busch & Muller, uma IQ-X com 100lux e um farolim traseiro específico para o quadro. Normalmente estes farolins são para os guardalamas. Mas como a ideia era deixar guardalamas e suporte traseiro livres para se poder tirar se for preciso, esta solução é óptima para isso


O fio segue a cablagem existente por isso não interfere na dobragem e nem se nota.


Com o mais difícil feito (pensava eu...) vamos ao resto

O IQ-X tem um compartimento para as ligações ao outro farolim, que depois fica tapado e muito discreto.

Montagem de luzes terminada, vamos aos guardalamas.

Recorri aos bonitos guardalamas da Tern que têm para as gamas Verge


À frente teve de ser cortado de maneira a que pelo menos a argola passasse por baixo e ficasse fixada entre o travão e a forqueta. É uma solução que eu também improviso nas Veli Classic que tem menos espaço do que o quadro actual da Veli T7

O suporte traseiro ainda levou um farolim a pilhas tradicional, para o caso do outro ficar tapado com cargas. De futuro pode-se sempre colocar um a dinamo, basta ligar o cabo ao outro, usando o tubo do suporte.

E pronto, depois foi embalar novamente e numa caixa ENORME para não ter de desmontar nada nem correr o risco de forçar a dobradiça LockJaw que apesar de muito robusta é tão frágil como as outras nas suaves mãos dos trabalhadores dos aeroportos.

A Dash é uma bicicleta muito boa e distinta. Com apenas 10.9kgs tens tudo o que precisas numa dobrável para viagens curtas ou grandes e ainda o bónus da raridade.

Entretanto já recebi umas fotos do T. com a Dash muito bem equipada

Podes pedir esta e outras Dahon no link exclusivo da marca: bklisboa.pt/dahon