De Tokyo para Lisboa. A iruka é a bicicleta dobrável performance mais compacta e robusta, prática para todos os dias
Em 2004 Masaki Mark Kobayashi começou a deslocar-se por Tokyo numa dobrável de boa gama e ficou surpreendido pela boa performance numa bicicleta de roda pequena. Apesar disso, notou algumas fragilidades e por isso decidiu desenhar uma bicicleta muito mais robusta e compacta. Em 2008 Mark fundou a iruka e criou o primeiro protótipo. iruka significa golfinho em Japonês イルカ e simboliza a inteligência, liberdade, agilidade.
A iruka tem um design minimalista, uma estrutura sem divisões, uma transmissão de 5 ou 8 mudanças internas, travões de disco e roda 18" para melhor performance dentro do segmento
Jackknife Frame - um autêntico canivete. Um par de arcos simétricos dão-lhe uma aparência distinta. A alta robustez conseguiu-se, eliminando a habitual dobradiça no tubo principal – a espinha dorsal de uma bicicleta
A roda traseira encaixa perfeitamente no centro do quadro ficando livre para rolar
As rodas de 18" são o equilíbrio perfeito entre a portabilidade e manobrabilidade. A suspensão traseira reduz a necessidade de um pneu mais largo que penalizaria a performance e aumentaria o peso
A forqueta especial permite que as duas rodas se mantenham alinhadas, para além de reduzir peso e de facilitar a troca de pneu/câmara
A iruka tem um espigão de guiador telescópico muito robusto que adapta o guiador à altura da pessoa. Permite instalar o acessório iruCatch que simplesmente segura qualquer mala ou saco de compras pela alça, aproveitando a distância grande do guiador à roda
A sua dobragem inteligente permite que ela fique assente em duas rodinhas para de forma natural poder ser empurrada sem esforço
A zona traseira possui uma pequena suspensão para absorver impactos nos maus pavimentos. O tensor é essencial para manter a tensão perfeita e a corrente esticada na dobragem
Um acoplador onde se engatam os acessórios iruCarry e iruCart. Mas também permite que a iruka se mantenha numa posição vertical, quando dobrada
A condução é muito agradável, os pneus finos em conjunto com a geometria e amplitude ampla da transmissão ajudam vencer a maioria das subidas sem esforço, dispensando um motor eléctrico que inevitavelmente acrescenta peso e complexidade
A iruka pode ser carregada na vertical, tornando-se mais ergonómico desta forma
Há dois modelos, um com 5 mudanças internas (iruka C) e uma posição de condução mais relaxada e outro com 8 (iruka S) com uma posição mais desportiva
Acessórios minimalistas realmente úteis