De Lisboa ao Algarve | Viagens de Comboio
Aug 25, 2025
Confesso que está longe de ser a minha viagem de comboio preferida, muito pela falta de floresta na paisagem durante as 3h30 que separam Lisboa de Faro e o medíocre ar condicionado. Mas também pela falta de opções ferroviárias de médio curso, o sul é realmente terrível nisto. Só existe um comboio regional que faz apenas o Algarve, não existe ligação ao Alentejo. Isto é particularmente relevante no regresso, se por acaso não consegues reservar um IC Faro - Lisboa (é obrigatório) não tens alternativa a não ser pagar um Alfa (se houver) ou autocarro. E se estiveres de bicicleta a coisa pode complicar. (pessoal, dobráveis dobráveis dobráveis....) Em qualquer zona do país, há regionais e inter-regionais, que apesar demorarem mais tempo não deixam ninguém apeado. Portanto faz como eu, põe um alarme no telefone para as 24h que antecedem o comboio que queres apanhar.
Partida do Oriente em Lisboa
Passe Ferroviário Verde, 20€ para 30 dias livre trânsito de comboios nacionais, excepto Alfa e urbanos dentro da AML e AMP
Apesar disso, a viagem em si vale pela saída/entrada de Lisboa pela Ponte 25 de Abril sobre o nosso majestoso Rio Tejo, pelas planícies verdes de Alcácer do Sal e o seu Rio Sado, pela locomotiva da antiga mina do Lousal perto de Ermidas e que se vê da janela, pelo movimento de turistas desorientados porque os números das carruagens, essencial para saber o lugar, não se vêm bem e o único revisor não dá conta de tanta desorientação, precisa sempre da ajuda dos viajantes mais experientes :))
locomotiva da antiga mina do Lousal
O nosso destino não era Faro, mas Loulé, onde os avós estavam hospedados. Mais propriamente em Vilamoura (soa sempre a elitismo mas juro que é uma modesta semana comprada na altura em que ainda se podia comprar alguma coisa)
Estação de Loulé - Praia da Quarteira
A bicicleta que escolhi para esta viagem foi uma VELLO não elétrica com 8 mudanças e correia. Precisava de algo leve que em conjunto com a carga ficasse num peso aceitável para subir/descer degraus e o espaço apertado do comboio. Mas que também fosse capaz de carregar o cachopo que já tem 25kg, o UrRider (aquele banquinho) ainda vai dando e é o que nos safa. Os IC têm a limitação de 15kg por bicicleta que só dá para convencionais. Mas se for dobrável não conta como bicicleta. Para o ano devo levar a Tern Vektron elétrica ou a Tern Short Haul não elétrica, que são as únicas que permitem levar crianças atrás e estão dentro do limite. Uma por ser dobrável, a outra por ser de carga mas não ultrapassa os 15kg.
Não lhes deem hamburgers que assim conseguem ter soluções minimalistas por mais tempo :))
Vilamoura fica a menos de 8km da Estação de Loulé, por estradinha secundária praticamente sem trânsito. Nota que há acesso pelo lado sul da estação que o Google Maps não reconhece e encurta o caminho consideravelmente, para além de evitar estrada movimentada.
https://maps.app.goo.gl/jTdmh7jfNbNZjWkA8
Uma boa recepção, um caranguejo feito com quadros e peças de bicicletas, pelo Bordalo II
e o merecido descanso
Voltando ao comboio, estas carruagens têm muito espaço para bagagem. Tens de te habituar a arrumar este espaço como se fosses o dono do comboio - faz parte da experiência :p - normalmente o pessoal põe a mala de qualquer maneira sem optimizar o espaço e é frequente as malas andarem sozinhas pela carruagem, por estarem de pé e não deitadas