Lisboa ao Porto | Viagens de Comboio

Jul 1, 2025

Fui tratar de assuntos no nosso parceiro Velo Culture em Matosinhos. 20€ para 30 dias no transporte mais confortável que existe, nem dá margem para equacionar outra opção.

Desta vez levei a VELLO com mudanças internas, correia e pneus largos para aguentar bem a estrada empedrada da cidade invicta

As carruagens Corail dos InterCidades (IC) têm espaço para bagagem, habitualmente malas. Para uma bicicleta dobrável caber tem de ter no máximo 55cm de altura. A VELLO tem 57 por causa do guiador e selim. Na prática encaixa na perfeição, porque basta tirar o espigão de selim (pessoas até 1m75 podem dar um pequeno corte no espigão)

Chegada a Porto Campanhã. É mais fácil descer com a VELLO dobrada. Uma bicicleta mais pesada como a elétrica Tern Vektron ou outras semelhantes é mais fácil desdobrada. Lembrando que o IC apenas permite bicicletas elétricas se forem dobráveis. Os cabides têm um limite de 15kg, por isso só levam bicicletas convencionais não elétricas ou no limite algo como a Veli MT (20kg) ou i.SY SkyFly (17/18kg). As dobráveis vão como bagagem, não precisam do extra "bicicleta" quando se reserva o lugar.

Como estavam vazios aproveitei para tirar uma foto com ela pendurada. A estrutura não está pensada para levar bicicletas muito grandes elétricas. Estes pneus têm 50cm de largura e entraram com dificuldade

Fachada principal de Campanhã. Não tem a imponência de São Bento mas é a mais complexa tecnicamente, é a principal estação do país a par da Gare do Oriente em lisboa.

Atravessar a baixa do porto em bicicleta é ter de lidar com empedrado e alguns automobilistas irresponsáveis. Zero ciclovias. Fiz muito atalho pelo passeio quando era possível

Rua da Alfândega

Outra vantagem de não escolher o carro numa viagem profissional é que o trabalho e o lazer andam de mãos dadas. Parar na Ribeira, bater umas fotos, tratar de uns emails, fazer uns telefonemas, seguir viagem. O mesmo durante a viagem de 3h no comboio.

Rio Douro sempre deslumbrante, com a ponte D.Luis em plano de fundo. Lembrando que ao contrário de Lisboa é possível atravessar o rio pela ponte a pé ou de bicicleta

Os famosos rabelos do Douro, aqui convertidos em veículos turísticos

16km e 1h e pouco depois, Velo Culture, Matosinhos. O nosso parceiro no norte que prepara as nossas bicicletas e dá assistência.

Também podia ter ido de metro que sai de Campanhã e fura a cidade em linha recta por meia hora, na volta fiz esse trajecto mas de bicicleta. O metro do Porto também leva bicicletas


Links úteis

Passe ferroviário - bklisboa.pt/blog/passe-ferroviario-verde

Sugestões para viagens - bklisboa.pt/viagens-comboio

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