Vello Rocky Titanium

Apr 22, 2021

importado do blog minivelocentral.com


A Vello em chormoly já é espetacular, a de titânio o pináculo da tentação

A Vello Rocky em Titanium traz as mesmas specs da Chromoly, excepto o quadro principal (a escora é na mesma Chromoly) e os pneus Kojak em vez dos Marathon. Lembrando que o propósito do produto é perder peso. A diferença entre as duas versões é 1kg

O titânio tem esta aparência prata/acinzentada e apresentada aqui com um polimento handmade, com todo o rigor e perfecionismo que uma bicicleta desta gama tem que ter. Em linha com o que acontece nas bicicletas Moulton  

O logo da Vello de titânio é cravado no quadro em vez de ser uma comum chapa (como na versão chromoly) 

O luggage socket para cargas à frente sem afectar a direcção. A predefinição é Klickfix, mas com o adaptador Vello dá também para Brompton


Furação para grades de bidão. Não podem ser muito grandes por causa da geometria do quadro. 

Confesso que visualmente esta é a zona que mais gosto dela. A quantidade de tecnologia concentrada num único sítio mas mantendo uma silhueta elegante. Suspensão emborrachada, sistema magnético embutido nela, discos hidráulicos, escora elegante e robusta em chromoly, drops horizontais mas com dropout para desviadores. É também separável nessa zona para permitir instalar correia Gates Carbon (vem de origem na versão eléctrica e com Alfine 11) E para fechar o conjunto um guardalamas minimalista. Também existe o kit de guardalamas completos para ela (e até isso é especial, ver aqui)

A Vello apenas usa transmissões topo de gama nas bicicletas, neste caso um grupo Shimano XT de 10v com uma cassete 11-32 (o José, dono desta, quis uma configuração de 11-42 + Shimano Zee + Marathon 35mm)


A forqueta da frente tem a particularidade de dobrar. É muito mais robusto do que ter uma divisão no quadro por muito boa que seja. Sentes-te realmente confiante a fazer off-road com ela. Aliás é muito requisitada para viagens grandes. Esta tecnologia também existe nas Tyrell japonesas

Este íman encaixa numa capsula que está na parte traseira

Recentemente a Vello incluiu este gancho que agarra o quadro e impossibilita a abertura quando dobrada

Pneus Kojak performance.

 

Hidráulicos, punhos ergonómicos

O guiador gira e é separável.


 

Extras essenciais. Pedais dobráveis anti-derrapantes e descanso com uma borracha no topo para não emitir vibração em andamento

E para fechar um selim Selle Royal feito para a Vello. É compatível com os acessórios da marca como bolsas de selim 

uma bicicleta alta performance que "por acaso" também dobra.

A Vello independentemente da versão é realmente elegante, muito robusta, versátil e ainda para mais feita na EU em Vienna.


Versão com Schlumpf drive

Esta versão apenas está disponível de origem nas Vello bike+ (eléctricas) mas recentemente instalou-se numa Rocky Titanium

É uma engrenagem interna (como os cubos traseiros) mas para o eixo pedaleiro. Isto permite multiplicar por 2 as mudanças traseiras ou no caso da versão eléctrica com motor Zehus ter direito a 2 mudanças (o motor não o permite). Há vários modelos e tamanhos de pratos. Neste caso foi um speed drive com rácio de 1.65. Ele troca a mudança bastando dar um toque com o pé no botão esquerdo ou direito (onde está o parafuso do crank)


link para o produto: bklisboa.pt/vello-bike